Cuidados com a pele na quimio e radio

Vejam aqui algumas dicas que preparamos para quem está tratando um câncer

Os avanços da ciência são imensos e atualmente os protocolos terapêuticos vem mostrando resultados clínicos muito positivos. Mas alguns efeitos colaterais podem acontecer, então nessa matéria trazemos informações de como devem ser os cuidados com a pele na quimio e radio, para todos os paciente que estão passando por estes tratamento oncológico.

O que a quimioterapia pode causar na pele?

Um dos tipos mais clássicos de tratamento, a quimioterapia acontece a partir do uso de diversos medicamentos para combater o câncer. Cada subtipo da doença recebe protocolos diferentes, com drogas diferentes também. Dentre as principais alterações que podem ocorrer estão:

• Ressecamento
  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Escurecimento das veias
  • Maior sensibilidade ao Sol
  • Erupções cutâneas

O que a radioterapia pode causar na pele?

Este é um outro tipo de tratamento bastante utilizado no combate às doenças oncológicas. Na radioterapia são usadas radiações ionizantes, como as do raio-x, por exemplo. Este tipo de energia objetiva destruir as células do câncer, ou impedir que elas cresçam. Essas radiações não são vistas à olho nu e durante a aplicação o paciente não sente dor.

Dentre as principais reações na pele (na região irradiada) estão:

• Vermelhidão
  • Coceira
  • Descamação
  • Radiodermatite (pequenos ferimentos na pele)
  • Queimaduras
  • Bolhas
  • Assaduras

Cuidados com a pele durante o câncer

Embora os efeitos colaterais possam causar bastante incômodo, saiba que é possível amenizá-los com cuidados simples e diários.

Veja aqui as dicas que preparamos:

• Evite banhos quentes e longos, para não causar ressecamento
  • Use sabonetes hidratantes e neutros (os de bebê costumam ser boas escolhas!)
  • Beba bastante água, para se hidratar
  • Utilize hidratantes na pele, mas opte pelas opções neutras e sem álcool
  • Lave a área irradiada com água e sabão (mas não tente tirar as marcações feitas no corpo!)
  • Opte por usar toalhas macias e não a esfregue no corpo
  • Evite roupas apertadas, principalmente se a pele estiver muito sensível, e procure usar peças feitas de algodão
  • Tenha muito cuidado para não se cortar no momento da depilação, de fazer a barba e unhas

E importante! O protetor solar deve ser seu melhor amigo!

Dezembro Laranja – Mês da Conscientização sobre o Câncer de Pele

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente este ano mais de 66 mil novos casos de câncer de pele surgiram no Brasil. O câncer de pele não melanoma é o mais frequente e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Durante todo o mês, diversas campanhas alertam a população sobre a importância de prevenir o câncer de pele, por meio de diferentes cuidados, principalmente utilizando o protetor solar.

Para o diagnóstico precoce, é muito importante ficar atento às mudanças que podem ocorrer na pele, como pintas que apresentam alteração no tamanho, feridas que não cicatrizam, manchas que coçam e sangram.

Veja mais informações na matéria No verão, atenção ao câncer de pele.

This Post Has One Comment