Entenda de que forma você pode salvar vidas! De 14 a 21 de dezembro comemora-se a Semana de Mobilização Nacional…
Atividade física no mieloma múltiplo
Aliada ao tratamento, traz qualidade de vida e melhores resultados clínicos
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que afeta as células plasmáticas da medula óssea, responsável pela produção de anticorpos essenciais ao sistema imunológico. Ele acontece com maior incidência em pessoas acima dos 60 anos, mas pode ocorrer em mais jovens também. A atividade física surge como uma estratégia complementar que pode trazer benefícios para os pacientes, especialmente na questão da qualidade de vida.
Impacto da atividade física no mieloma múltiplo
Os pacientes com mieloma frequentemente apresentam fadiga (cansaço extremo), dores ósseas e limitações físicas devido à doença e seus tratamentos. Então manter os exercícios pode trazer mais bem-estar.
Por exemplo, para aqueles pacientes que apresentam muitas dores/lesões nos ossos, as atividades de baixo impacto fortalecem os músculos e ajudam na prevenção das fraturas. Os exercícios moderados também podem melhorar a função imunológica, possibilitando que o organismo fique mais forte no combate aos vírus e bactérias.
O controle do peso e a saúde cardiovascular também são benefícios importantes, além da redução do estresse e ansiedade.
Tipos de exercícios recomendados
É preciso olhar cada caso de forma individualizada. Por isso, é muito importante que você converse com seu médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade física. Mas dentre as opções mais indicadas estão:
Exercícios aeróbicos leves: caminhada, bicicleta ergométrica, hidroginástica.
Treinamento de força: utilização de pesos leves ou faixas elásticas para fortalecer músculos.
Alongamento e flexibilidade: yoga e pilates, com a finalidade de melhorar a mobilidade e reduzir tensões musculares.
Atividades aquáticas: natação, dentre outros exercícios, ajudam a evitar impacto das articulações e ossos, e fortalecem o corpo.
Mas atenção! Reforçamos que é realmente muito importante falar com sua equipe de saúde antes de iniciar um programa de exercícios físicos. Evite atividades de alto impacto, que podem gerar quedas, lesões ósseas e fadiga. Respeite os limites do seu corpo e não se esqueça de descansar.
This Post Has 0 Comments