Entenda de que forma você pode salvar vidas! De 14 a 21 de dezembro comemora-se a Semana de Mobilização Nacional…
#NovembroAzul – Você sabia que os cânceres hematológicos acontecem mais em homens?
No mês de conscientização sobre a saúde masculina, destacamos aqui os principais cuidados
Os cânceres hematológicos, como linfoma, leucemias e mieloma múltiplo, têm uma incidência ligeiramente maior entre os homens em comparação às mulheres. Ainda não se sabe exatamente o porquê essas doenças se desenvolvem, mas essa diferença pode ser explicada por fatores biológicos, comportamentais e ambientais que afetam a saúde masculina de forma específica.
Com o Novembro Azul, mês de atenção à saúde do homem, é o momento ideal para reforçar a importância da conscientização e do cuidado integral.
Os cânceres hematológicos mais comuns nos homens
As estatísticas mostram que os homens são mais afetados que as mulheres quando o assunto são os cânceres hematológicos. Aqui estão alguns dados extraídos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), referente aos anos de 2023 a 2025:
- Linfoma não-Hodgkin: 12.040 novos casos, sendo 6.420 homens e 5.620 mulheres
- Leucemias: 11.540, sendo 6.250 homens e 5.290 mulheres
O mieloma múltiplo também apresenta um maior número de casos em homens, de acordo com a International Myeloma Foundation.
Mas, por que os cânceres hematológicos afetam mais os homens?
Como vimos, a ciência ainda não conseguiu chegar a uma resposta para o desenvolvimento das neoplasias malignas hematológicas, embora alguns fatores de risco estejam associados, como a idade avançada, por exemplo. Mas dentre os motivos para esta diferença podem estar:
– Hábitos de vida
Homens tendem a adotar comportamentos de maior risco, como tabagismo, consumo excessivo de álcool e exposição a agentes químicos nocivos no ambiente de trabalho, o que eleva as chances de alterações malignas no sistema hematológico.
– Fatores genéticos
Certas predisposições genéticas podem ser mais prevalentes no sexo masculino, aumentando a vulnerabilidade a essas doenças.
– Negligência com a Saúde
Historicamente, os homens têm menos hábito de procurar atendimento médico preventivo, o que pode atrasar o diagnóstico de doenças hematológicas em estágios iniciais.
Homens, aqui vão algumas dicas de cuidado com a sua saúde
- Visite o médico regularmente e faça seu check-up anual
- Adote hábitos saudáveis
- Monitore os sintomas que seu corpo apresenta
- Invista na saúde mental
O movimento Novembro Azul é um convite para que os homens cuidem de sua saúde de forma integral. Embora tradicionalmente focado no câncer de próstata, ele também deve incluir outros alertas importantes, como os cânceres hematológicos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são pilares fundamentais para aumentar as chances de sucesso no combate a essas doenças.
This Post Has 0 Comments