Qual exame detecta o linfoma?

Diagnóstico preciso é essencial para a escolha correta do tratamento

Estamos chegando ao final do Agosto Verde Claro, mês de conscientização sobre os linfomas, e nesta matéria queremos chamar atenção para o diagnóstico preciso. Afinal, somente com ele será possível indicar o tratamento correto e possibilitar qualidade de vida ao paciente. Você sabe qual exame detecta o linfoma? Vamos explicar o passo a passo.

Passo 1 – Avaliação clínica detalhada

O processo de diagnóstico de linfomas começa com uma avaliação clínica minuciosa do paciente. Isso envolve coletar informações sobre sintomas e histórico médico. Os sintomas comuns de linfomas incluem inchaço indolor dos gânglios linfáticos, febre sem motivo aparente, sudorese noturna, perda de peso não intencional e fadiga. Além disso, os médicos também levam em consideração possíveis fatores genéticos que possam contribuir para o desenvolvimento da doença.

Passo 2 – Exames de imagem

Após a avaliação clínica inicial, exames de imagem desempenham um papel fundamental no diagnóstico de linfomas. A tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) e a tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) permitem aos médicos visualizar a localização e o tamanho dos gânglios linfáticos afetados, bem como detectar qualquer envolvimento de órgãos adjacentes.

Mais informações sobre esses exames aqui.

Passo 3 – Biópsia

A confirmação definitiva do diagnóstico de linfoma requer uma biópsia do tecido linfático. Isso envolve a remoção de uma pequena amostra de um gânglio linfático afetado ou de um órgão envolvido, como o baço, por exemplo. A análise histopatológica dessa amostra, feita em laboratório, permite aos patologistas identificar o tipo específico de linfoma, sua agressividade e padrões de crescimento. A imunohistoquímica e a análise molecular podem fornecer informações ainda mais detalhadas.

Importante! A punção aspirativa por agulha fina não é indicada nos casos de linfoma. Isso porque esta forma não coleta material suficiente para que o diagnóstico seja fechado, atrasando, assim, os resultados.

O diagnóstico preciso de linfomas é um processo complexo. Mas é passo essencial para que o médico possa dar andamento às indicações terapêuticas de forma adequada. Por isso, fique atento aos exames solicitados.