Conheça as opções de tratamento e as chances de recuperação O linfoma de Hodgkin (LH) é um tipo de câncer…
Paciente, atenção à dengue!
Durante o tratamento oncológico, ela pode ser ainda mais perigosa. Mantenha os cuidados de prevenção. Saiba mais sobre a vacina!
Os pacientes de câncer enfrentam muitos desafios durante o tratamento e uma preocupação significativa é o risco aumentado de infecções, causadas por vírus ou bactérias, que podem ser transmitidos por mosquitos. Alguns medicamentos utilizados para combater as células cancerígenas, como por exemplo a quimioterapia, podem causar imunussoupressão e também a queda de plaquetas, tornando o vírus da dengue mais perigoso neste público.
Entenda a dengue
O Brasil chegou a 4 milhões de casos de dengue somente em 2024, de acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde (MS).
Esta é uma doença viral, causada a partir da transmissão do mosquito Aedes aegypti, a partir de uma simples picada da fêmea que esteja contaminada.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre (39ºC a 40ºC)
- Dores de cabeça, musculares e atrás dos olhos
- Prostração
Segundo o MS, passada a fase crítica da dengue, o paciente entra na fase de recuperação. No entanto, a doença pode progredir para formas graves que estão associadas ao extravasamento grave de plasma, hemorragias severas ou comprometimento de grave de órgãos.
O tratamento da dengue é baseado principalmente na reposição de líquidos adequada. Por isso, conforme orientação médica, em casa deve-se realizar:
- Repouso
- Ingestão de líquidos
- Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme
- Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica
Dengue durante o câncer
Segundo especialistas, pacientes com leucemia e linfoma, por exemplo, e que estejam imunussuprimidos ou com quantidade de plaquetas abaixo do normal, fazem parte do grupo de risco para o tipo mais grave da dengue (hemorrágica).
Por isso, todo cuidado é pouco. A prevenção é o principal caminho:
- Use repelentes de insetos
- Instale telas em janelas e use mosquiteiros para reduzir a exposição aos mosquitos
- Elimine a água parada ao redor da casa, para diminuir os locais de reprodução do mosquito
- Em casos de sintomas, procure imediatamente seu médico!
E a vacina contra a dengue, está liberada para pacientes oncológicos?
Recentemente, foi incorporada ao Sistema Único de Saúde a vacina Qdenga, indicada para a prevenção da dengue. É possível encontrar o imunizante também na rede privada de Saúde.
No SUS, ela tem sido aplicada somente em alguns grupos da população, mas os pacientes oncológicos em tratamento com quimioterapia e radioterapia NÃO fazem parte deles.
Isso porque esta é uma vacina composta por vírus vivo atenuado, o que pode oferecer um risco de desenvolver a doença para aqueles que estão com a imunidade comprometida.
Para saber se você pode ou não tomar a vacina, pergunte ao onco-hematologista responsável pelo seu acompanhamento.
E, mais uma vez, proteja-se contra a dengue! Use repelente.
Bom dia Dr. Breno,
Eu posso tomar a vacina contra a dengue?
Moro numa região onde se predomina tbem é a malária, graças a Deus até hj não fui infectada, sei que as duas são bem prejudiciais. Mantenho minhas vacinas em dia, só não tenho a da dengue. Abs Nerivanda
Nerivanda, obrigada pelo comentário. A vacina da dengue não é indicada para pacientes oncológicos. Converse com seu médico!