Vamos falar sobre linfoma de zona marginal extranodal!

Conheça o linfoma de MALT, um dos subtipos desse câncer que costuma surgir na região gastrointestinal

O linfoma de zona marginal extranodal é dividido em alguns subtipos e aqui neste conteúdo vamos abordar o linfoma de MALT, um tipo raro de linfoma não-Hodgkin que se origina nos tecidos linfoides associados à mucosa.

Antes de continuarmos, é muito importante que você entenda o que são os linfomas: esses cânceres se desenvolvem no sistema linfático (presente no corpo todo) e podem acontecer em qualquer momento da vida. Eles são classificados em dois grandes grupos, os linfomas de Hodgkin e os linfomas não-Hodgkin. Neste segundo grupo, são mais de 40 os subtipos, incluindo o tema de nossa matéria, o linfoma de MALT.

Características e sintomas do linfoma de MALT

Esse câncer é caracterizado pelo desenvolvimento nas mucosas do trato gastrointestinal, especialmente no estômago. Porém, também pode ocorrer em outras áreas, como pulmões, glândulas salivares, tireoide e olhos.

Ele geralmente tem um crescimento lento (indolente) e, por isso, pode permanecer assintomático por um logo período. Os sintomas vão variar, a depender da região do corpo afetada:

• Estômago: dor abdominal, náuseas, vômitos, perda de apetite, perda de peso.
  • Pulmões: tosse persistente, dor no perto, dificuldade para respirar.
  • Glândulas salivares: boca seca, dor ou desconforto na área.
  • Olhos: inchaço ou dor na região, visão turva.
  • Tireoide: nódulo no pescoço, sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir.

CONHEÇA MAIS SOBRE OS LINFOMAS INDOLENTES!

Como diagnosticar o linfoma de MALT?

Após o surgimento dos sintomas, o médico poderá pedir uma amostra do tecido afetado (biópsia), para que o diagnóstico seja realizado. Outro exame que pode ser indicado é a endoscopia, para que seja analisada a área gastrointestinal, além de tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassom para avaliar a extensão da doença. Os testes moleculares e de imunofenotipagem serão cruciais para identificar o linfoma e seu subtipo.

Tratando o linfoma de MALT

O tratamento para este tipo de linfoma varia muito de pessoa para pessoa. Dentre as opções estão radioterapia, imunoterapia e quimioterapia. Mas apenas o médico poderá dizer qual o melhor protocolo seguir.

Nos pacientes que apresentam linfoma de MALT relacionado à infecção da H.pylori, o uso de antibióticos também será alternativa clínica.

O prognóstico é bastante positivo na grande parte dos casos, especialmente quando a doença é detectada e tratada logo no início. Assim, taxa de sobrevida é alta e é possível que muitos pacientes alcancem a remissão completa!