Outubro Rosa – Mês de Conscientização do Câncer de Mama

Mulher, não esqueça de fazer seus exames preventivos!

Chegamos no Outubro Rosa, mês em que a saúde das mulheres é ainda mais celebrada no Brasil e no mundo. A conscientização sobre o câncer de mama ganha destaque, afinal, se diagnosticado precocemente, é possível tratar e chegar à cura. E já aproveitamos para deixar um lembrete: se você é paciente onco-hematológica, não esqueça de fazer seus exames preventivos! Vem saber mais.

O que é o câncer de mama?

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor sólido com potencial de invadir outros órgãos (metástase). Há vários tipos diferentes da doença: alguns podem se desenvolver rapidamente, e outros mais lentamente. Tudo irá depender do gene que apresentar a mutação.

No Brasil, este é o tipo de câncer mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que mais causa mortes por câncer entre as mulheres. Este ano, estima-se 66.280 novos casos da doença, aqui no país.

Um dado importante! Ainda que raro, é possível que homens também desenvolvam o câncer de mama.

O que causa o câncer de mama?

Diferente dos cânceres hematológicos, que não podemos associar o surgimento a determinado tipo de comportamento, o câncer de mama tem alguns fatores de risco. Ou seja, é possível preveni-lo.

A idade é um destes fatores. Mulheres a partir dos 50 anos têm mais chances de desenvolvê-lo. Além disso, também estão associados:

• Obesidade e sobrepeso
  • Sedentarismo
  • Consumo de bebida alcoólica
  • Não ter filhos
  • Não ter amamentado
  • Histórico familiar da doença

Fique atenta aos sinais e sintomas do câncer de mama

Observar o próprio corpo é muito importante para que se possa buscar por ajuda o quanto antes. Dentre os sintomas mais comuns estão:

• Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor nas mamas
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

Apalpe as mamas com os dedos e perceba se encontra algo diferente. E, claro, mantenha os exames de maneira frequente com seu ginecologista. A mamografia é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Em mulheres mais jovens, é possível realizar a ultrassonografia na região.

Atenção! Qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos deve ser investigado! Em mulheres mais jovens, a investigação deve acontecer se persistir por mais de um ciclo menstrual.

Câncer de mama tem tratamento!

Receber o diagnóstico de maneira precoce é essencial para que as chances de cura sejam mais altas. Hoje, existem diferentes opções de tratamento para o câncer de mama, que são divididas em:

Tratamento local: cirurgia e radioterapia (além de reconstrução mamária)

Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica

Fonte: Informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA)

………….

Já ouviu falar sobre linfoma nas mamas? https://drbrenogusmao.com.br/materias/tipo-de-protese-mamaria-pode-causar-linfoma/

This Post Has One Comment