Gânglios aumentados. Devo me preocupar?

Saiba quando desconfiar de um linfoma

Os linfomas têm como principal sintoma o aumento em tamanho e números dos linfonodos (também chamado de gânglios linfáticos, ínguas), principalmente na região do pescoço, virilha e axilas. Porém, podem ficar inchados por diferentes fatores e nós vamos explicar tudinho nesta matéria. Vem ler!

Conhecendo os linfonodos

O primeiro passo para entender o porquê os linfonodos podem aumentar de tamanho (linfonodomegalia) é conhecer o que eles são e qual seu papel para o corpo.

O sistema linfático exerce funções vitais. Ele é constituído por uma complexa rede de vasos linfáticos, que se distribuem por todo o organismo e recolhem o líquido que se acumula nos tecidos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.

Os linfonodos (nome técnico para os gânglios linfáticos) fazem parte do sistema linfático e são responsáveis pela defesa do corpo contra vírus, bactérias, dentre outros invasores. Então, eles fazem parte de importantes processos, como o recrutamento das células de defesa para contenção de infecções e o amadurecimento dos linfócitos (células de defesa).

Quando tudo está fluindo corretamente, os gânglios linfáticos ficam imperceptíveis aos olhos e ao toque. Mas quando algo não vai bem no corpo, é possível que eles aumentem de tamanho e fiquem bem visíveis.

Quando me preocupar?

Bem, são muitas as causas que podem fazer os gânglios aumentarem. As mais comuns são as infecções, que podem ser virais, bacterianas ou fúngicas. Doenças autoimunes também podem levar ao aumento dos linfonodos. E, mais raramente, alguns tipos de câncer podem acometer esses linfonodos, sejam eles cânceres primários do sistema linfático, como é o caso dos linfomas, ou cânceres de outros sistemas que invadem os linfonodos, as chamadas metástases.

Qualquer gânglio do corpo pode inchar. Mas é preciso ter CALMA quando isso acontece, porque NA MAIORIA DOS CASOS NÃO representará algo grave. Entretanto, é sempre importante investigar a causa com um médico.

Quando os linfonodos aumentados persistem por mais de 30 dias, associado a sintomas como perda de peso, febre, sudorese noturna, aí sim é preciso uma atenção maior.

Linfonodos inchados x Linfoma

Embora linfonodos aumentados não sejam, necessariamente, motivo para uma preocupação exacerbada, é sempre importante saber se auto-observar. Isso porque, na maior parte das vezes, os gânglios acometidos por câncer, como um linfoma, tendem a ser maiores, mais aderidos aos tecidos e com uma consistência mais dura do que os linfonodos reacionais. Outro ponto: no linfoma, eles não doem.

E na recidiva, os linfonodos também aumentam?

Sim, pode acontecer. Pacientes que já trataram um linfoma devem conversar com seus médicos se detectarem linfonodos aumentados, porque eles podem ser um sinal de recaída. Mas seja no primeiro diagnóstico ou na recaída, é preciso realizar uma biópsia do linfonodo acometido para que o diagnóstico seja concluído. Essa é a única maneira de detectar que o linfoma está ou não de volta.

Gânglios aumentados, tratamentos diferentes

Como vimos, existem diversos motivos para os linfonodos aumentarem de tamanho. Por isso é importante saber qual a causa, para que o tratamento correto seja aplicado.

Se em consulta médica o paciente recebe a informação que o aumento dos gânglios é por conta de uma infecção bacteriana, antibióticos podem ser administrados, por exemplo.

Agora se os linfonodos estiverem anormais por conta de um linfoma, o tratamento já será diferente. Atualmente, as opções terapêuticas indicadas para os linfomas são quimioterapia, imunoterapia, terapias alvo e transplante de medula óssea autólogo. A remoção cirúrgica dos linfonodos não costuma ser indicada.