Skip to content

Corticoide, aliado contra o câncer

Medicamento é usado no tratamento de linfomas e mieloma múltiplo

Se você é paciente oncológico, certamente já ouviu falar em corticoide. Também deve conhecer de perto os seus efeitos colaterais – que, provavelmente, lhe causam incômodos. Embora estes medicamentos sejam importantes aliados no tratamento contra o câncer, perguntas como “eles realmente serão necessários?” ou “posso parar de usar agora?” são comuns durante a jornada.

Corticoide, para que serve

Os corticoides podem ser divididos em duas classes: o glicocorticoide e o mineralocorticoide. O primeiro, que às vezes também é chamado por corticosteroide, é o cortisol, produzido naturalmente pelo corpo para regular importantes funções metabólicas, cardiovasculares e imunológicas. Já o segundo, é responsável pela formação dos corticoides e atua para equilibrar o sódio no organismo.

Sendo assim, os medicamentos à base de corticoide são utilizados em diversos casos: para combater uma reação alérgica, inflamações, problemas imunológicos.

“Usamos os corticoides no contexto do câncer em várias situações. Na Onco-Hematologia, eles são usados como parte do tratamento quimioterápico em linfomas, mieloma múltiplo e leucemia linfoide crônica, porque as células desses tipos de câncer, os linfócitos e plasmócitos, respectivamente, são sensíveis e morrem quando em contato com esta classe de medicamentos. Outros efeitos, como evitar vômitos causados pelo tratamento e diminuir possíveis inflamações ocasionadas por massas, como as de lesões cerebrais, também podem ser combatidos com os corticoides. O efeito analgésico pode ser obtido com corticoides”, explica Dr. Breno Gusmão.

Tipos de corticoide

Estes medicamentos podem ser encontrados em diferentes formas:

Tópico – Cremes, loções e pomadas com corticoide podem ser usados para tratar reações alérgicas e inflamatórias na pele.

Oral – Comprimidos e xaropes também podem ser indicados para o combate das alergias e inflamações.

Injetável – O corticoide injetável é fórmula bastante comum deste tipo de medicamento.

Nasal – O corticoide nasal é encontrado em formato de spray ou de “conta gotas”, para o tratamento de doenças como asma e rinite alérgica.

Oftálmico – Colírios com corticoide podem ser usados para tratar problemas como a conjuntivite.

É importante ressaltar que a forma ideal e o tempo de uso deste medicamento, somente o médico é quem pode indicar!

Efeitos colaterais: e agora?

A depender do tipo de corticoide, quando usado a longo prazo, como acontece nos casos do tratamento oncológico ou de doenças imunológicas, como a trombocitopenia imune primária (PTI), é possível que o paciente apresente importantes efeitos colaterais, dentre eles a retenção hídrica.

Isso quer dizer que o corticoide engorda? Depende. A ação do próprio medicamento não causa, em si, aumento de gordura no corpo, e sim de líquidos. Então, os pacientes podem, sim, apresentar inchaço no corpo. Mas é possível que o uso prolongado de corticoides, em conjunto com a ansiedade por toda a questão do tratamento, aumente o apetite do paciente. E ao comer em maior quantidade, o paciente passa a ganhar peso.

Por isso, quando estiver em tratamento com corticoides, é importante que o paciente evite o consumo de doces, carboidratos em excesso e produtos com sódio elevado, como os industrializados. Tomar bastante água ajuda na eliminação do líquido.

Mas além do inchaço, outros efeitos colaterais podem acontecer. São eles: cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia e dor de cabeça.

Não quero mais tomar corticoide!

Muita calma nessa hora. O tratamento oncológico realmente não é fácil e enfrentar os efeitos colaterais do corticoide parece que deixa tudo ainda mais complicado. Mas não se pode esquecer que estes medicamentos são muito importantes para que o paciente consiga vencer o câncer e entre na tão esperada remissão. É fundamental que o paciente tenha isso me mente, sempre!

“O médico deve ser consultado antes que qualquer tipo de tratamento seja interrompido. No caso do corticoide, quando um paciente toma de forma contínua, o corpo deixa de fabricar esta substância de forma natural e é possível que ele sofra consequências da abstinência. Por isso, o acompanhamento profissional pode ser necessário”, diz Dr. Breno.

E você, está tomando corticoide? Deixe seu comentário!

This Post Has 38 Comments

  1. estou no final do tratamento do mieloma múltiplo q recidivou pela terceira vez. com dara, kyplolys, dexa e lena. semanalmente.
    agora entro na manutenção com dara uma vez no mês e lena.
    tenho q continuar com a dexa ?? ou posso tomar o dara sem dex a?
    obgda

    1. Meu pai tinha cancer pulmonar bastante avançado, ele tomava continuamente dexametasona por 60 dias, ele tomou na veia ela na sexta feira que foi quando ele fez a quimio, ele ficou sem tomar a dexametasona somente no sabado, no domingo de manha ele deu uma parada cardiorespiratoria, foi devido a um dia sem corticoide? A dexametasona poderia ter evitado a parada cardiorespiratoria?

  2. BIOVIT BIOGLUCAN é um suplemento alimentar a base de Betaglucanos da Saccharomyces Cerevisae que modula o sistema imunológico sendo coadjuvante nos tratamentos oncológicos mostrando diminuição da fadiga e melhora da neutropenia nos hemogramas dos pacientes submetidos a quimioterapia e reduzindo o uso de corticóides.

  3. Boa noite. Eu uso dexametazona, e outros medicamentos para combater o mieloma múltiplo, bertozomibe, ciclosfamida e o zometa em todo início de ciclo, ontem terminei o 4 ciclo meu tratamento começou em outubro de 2019. Tenho indicação para o auto transplante seria no final de fevereiro, infelizmente quebrei o fêmur em novembro e tenho de recuperar 100%. O efeito colateral da dexametazona foi engordar, e tira o sono dia de químio.

    1. Oi Joana! Realmente alguns medicamentos podem, sim, apresentar efeitos colaterais. Estimo uma boa recuperação e me coloco à disposição para que o precisar. Obrigado.

      1. Me pai tem 62 anos e teve recidiva de linfoma difuso de grandes células B. Está fazendo protocolo R-GEMOX pois teve miocardiopatia depois do R-CHOP há anos. Depois da primeira sessão, que foi há 20 dias, desde o início não quer comer, só fica deitado com muita fraqueza, tem febre baixa que passa com dipirona. Foi na emergência do hospital do câncer e não fizeram nada, mandaram ele pra casa pois os sinais vitais estavam ok. Estou muito preocupada. Ele pode estar com insuficiencia adrenal? Ele tomou menos corticoides do que da primeira vez. Ele nunca ficou assim, nem quando fez a outra quimio. Infelizmente os médicos que o atendem são residentes que não respondem nada.

        1. Oi Munique! Sinto muito que seu pai esteja passando por essa situação. Infelizmente, alguns protocolos de quimioterapia causam muitos efeitos colaterais nos pacientes. Enjoo e cansaço são alguns deles, o que acaba deixando o paciente sem vontade de comer, sentindo fraqueza. É muito importante entender como estão os resultados do tratamento. Converse com o médico responsável e tente entender se é possível, por exemplo, indicar alguns medicamentos de suporte, para diminuir esse efeitos adversos, ou até mesmo trocar o protocolo indicado. Fico à disposição.

    1. Oi Thayssa! Os corticoides realmente, quando tomados por um logo período de tempo, podem causar este inchaço que você menciona. Eles também podem abrir o apetite, e aí o paciente pode começar a se alimentar com “excessos”. Na maior parte dos casos, quando o medicamento é suspenso, o inchaço do corpo tende a sumir sim. Procure falar com um nutricionista, para que sua alimentação seja saudável e balanceada. E sempre converse com seu médico a respeito do tratamento.

  4. Estou fazendo quimioterapia e minhas plaquetas estao baixando cada vez mais,posso tomar corticoide quantas vezes por dia para normalizar as plaquetas,pois ja estao aparecendo algumas manchas vermelhas em meu corpo

    1. Oi Iara, boa noite! Corticoide não é usado para subir plaquetas pós-quimioterapia. Então, converse com seu médico ok? Fico à disposição.

      1. Olá, Dr! Há 10 dias fui diagnosticada e já estou em tratamento para linfoma primário de mediastino de células B. Estou utilizando o protocolo R-Epoch, ciclos de 21 dias com 6 dias internada em cada ciclo. Gostaria de saber se com esse protocolo a tendência é perder ou ganhar peso ao longo do tratamento. Estou com 69kg e tenho 1,70m e 38 anos. Obrigada e agradeço a atenção.

  5. Acho que muito tempo desses medicamentos enfraquece os ossos, minha mãe tá sentindo muita dor no quadril, será que é por conta desses corticóides?

  6. Minha bebê tem LLA e está nesse ciclo ( 3° semana) com dexametasona, e o médico restringiu totalmente o sal na comida, e ela não come, no começo ela mamava, comida frutas, Danones, porém agora ela quer comida e não quer mais nada disso, e a comida sem sal oi aquele Zero sal ela vomita, minha pergunta é, tem um mínimo possível e aceitável pro sal por dia? Posso colocar um porquinho de sal pra dar um pouco de sabor?

    1. Oi Nathalia, boa tarde! Não sou onco-pediatra, mas a Sociedade Brasileira de Pediatria diz que, ao estimular muito precocemente as papilas gustativas de um bebê, salgando a comida, ele pode acabar desenvolvendo uma preferência por alimentos muito salgados. Então, o ideal é não adicionar sal aos alimentos. Mas, fale com seu médico e um nutricionista a respeito, combinado? Obrigado.

  7. Meu marido está com câncer na laringe (a mancha é branca e pequenina, foi descoberto bem no início), o tratamento inicial que foi indicado é: corticóide spray e vitamina A. Está correto?

    1. Goretti, minha especialidade é Onco-Hematologia, ou seja, cânceres e doenças do sangue. Peço que procure por um oncologista, ele é o especialista que poderá lhe ajudar nesta dúvida, combinado? Obrigado!

  8. Boa noite,
    meu nome é Fabiane, minha mãe está com mieloma multiplo e começou a quimioterapia, só que ela tem alergia ao corticoide e está passando muito mal. está pensando em desistir por causa de tantos efeitos colaterais. Estou sem saber o que fazer para amenizar esses incomodos.

      1. Queria Sáber se o corticoide injetavel engorta também, terei que injetar em uma cirurgia que deu queloide. O médico disse que não é gordava porque era local isso é verdade?

        1. Oi Herika. Os corticoides, em um geral, podem causar sim inchaço no corpo, se usados por longos períodos, sejam estes injetáveis ou em comprimidos. Por isso, durante o uso é importante tomar bastante líquido e evitar alimentos gordurosos e ricos em sódio.

        2. Dr. Boa noite
          Meu nome e Patrícia. Tenho LLC, e há três meses terminei a quimioterapia FCR (4ciclos).
          Engordei 15 kilos. Agora estou com muitas dores no quadril, formigamento constante nas mãos e braços (mesmo tomando 3 remédios para circulação), vista embassada e sonolência a tarde. É normal?

  9. Minha cachorrinha tem sarcoma, está fazendo quimio, já fez 8 sessões, mas o sarcoma dentro do nariz voltou (já operou duas vezes e voltou) Usa corticoide há 5 meses e continua saindo pus do nariz. Devo continuar com a quimio e o corticoide ou este tratamento não está ajudando em nada?Estou desesperada e não sei o q fazer…

  10. Boa noite. Tenho um quadro de depressão que me acompanha há anos e tem se potencializado na menopausa. Este ano para um pré-operatório dentário o cirurgião ministrou corticoide, no desmame, ele reduziu a dose e ganhei outra vida. Consigo fazer todas as coisas que quero me tornei produtiva novamente, voltei a escrever e a pintar, também a ler, atividades que não conseguia mais desenvolver por falta de ânimo, precisava estar sempre deitada e tinha muita fala de ar antes de usar o corticoide. Então adotei auto medicação. Consultei uma endócrino e fiz todos os exames inclusive de Cortisol, duas semanas antes havia suspendido a medicamento e minha taxa dei normal, todos os hormônios estavam em ordem, não havia nenhum problema pulmonar. No entanto meu maior medo é que minha família desenvolve câncer com muita facilidade e o cortisol é um hormônio. Minha pergunta é: Se minhas células cancerígenas hereditárias forem hormoniodependentes a prednisona pode promover o quadro de oncológico?

  11. Dr Breno, minha sogra tem 93 anos e foi diagnosticada com LLA, isso faz 1 mês, começou com a químio e tomando 3 cp de prednisona, agora teve uma colite e foi internada, teve alta está em casa sem o corticoide e regrediu novamente, está sem apetite, desanimada. Posso voltar a dar o corticoide??

  12. Bom dia, meu irmão de 37anos recebeu ontem o diagnóstico de Linfoma de Burkiit, estamos sem chão, foi transferido para UTI para altas doses de corticoide enquanto aguarda a vaga em uma referência oncológica agora começar o tratamento. Estamos aflitos já que foi boa explicado que é rápido pra avançar.

  13. Olá
    A pessoa, teve sintomas que causaram a suspeita de linfoma ñ hodkin, com o tempo esses sintomas foram reduzidos, esses sintomas eram o tamanho dos linfonodos que reduziram, febre, sudorese noturna, perca de apetite, e a perca de peso deu uma estabilizada. Foi realizada a Biopsia do linfonodo axilar, estamos aguardando o resultado ate o momento foi receitado Prednisona 10Mg e a pessoa toma a uns 4 dias melhorou 60% de como estava, é possível que a suspeita esteja errada?

  14. Dr. Boa noite
    Meu nome e Patrícia. Tenho LLC, e há três meses terminei a quimioterapia FCR (4ciclos).
    Engordei 15 kilos. Agora estou com muitas dores no quadril, formigamento constante nas mãos e braços (mesmo tomando 3 remédios para circulação), vista embassada e sonolência a tarde. É normal?

    1. Patrícia, é muito importante que você mencione ao seu médico estes efeitos colaterais. O corticoide pode causar alterações no corpo, incluindo o inchaço (aumento de peso). Mas a equipe médica precisa estar ciente!

  15. Boa noite Dr.
    Minha mãe está com
    Câncer no pâncreas, devido às químios está muito amarela por causa da bilis pois foi reversida em um cirurgia, sistema hepático comprometido, dores nas costas, e abdominal, sei que de decadron injetável poderia dar um alívio, gostaria de aplicar durante as pausas das químio o que o senhor fala sobre. Estamos desesperados e a médica me parece que está desistindo

    1. Giovanka, boa tarde! O ideal é que você tenha uma segunda opinião com um oncologista, que cuide de câncer no pâncreas. Eu cuido de cânceres hematológicos. Obrigado pelo contato.

  16. Olá Dr, meu avô descobriu a LLC há alguns dias, foi indicado a ele o medicamento Citoneurin injetável e ácido folico, desde então ele tem sentido muita fraqueza. Isso está relacionado com o uso da medicação? Pois antes de fazer o uso não tinha esses sintomas.

  17. Olá! O Senhor menciona apenas alguns tipos de câncer quanto a necessidade do uso do corticoide. Meu sogro tem cancer coloretal com metastase no fígado e faz uso da dexa desde o início do tratamento, já faz 11 meses. Fez 8 sessoes de quimio. Após, pela evolução do coloretal, entrou num novo ciclo com nova droga com 12 sessões de quimio, está na 5a, mas cada vez mais debilitado. Sei que o tipo de câncer dele e estagio dificulta toda a situação. Mas em relação ao corticoide é necessário mesmo mantê-lo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top