Skip to content

Acupuntura e seus benefícios durante o tratamento do câncer

Conheça a técnica que pode ajudar no alívio dos efeitos colaterais

A acupuntura é uma abordagem chinesa milenar que visa trazer inúmeros benefícios à saúde, inclusive durante o tratamento de um câncer. Se você é paciente oncológico, venha entender como a técnica pode ajudar nos efeitos colaterais.

O que é acupuntura

Antes de saber quais os efeitos da acupuntura durante a jornada terapêutica contra o câncer, é importante entender como ela é feita.

Tradicionalmente, um profissional habilitado aplica agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo (meridianos), a depender da necessidade de cuidado do paciente. Os meridianos podem ser órgãos, tendões, músculos, terminações nervosas, que quando estimulados com as agulhas, liberam a energia acumulada, trazendo o equilíbrio e melhora dos sintomas.

O corpo possui muitos meridianos, que são classificados em seis grupos, conhecidos como: Meridianos Principais, Extraordinários, Distintos, Longitudinais e Transversais, Tendino-Musculares e Ying Yang.

Órgãos vitais como coração e pulmão, por exemplo, fazem parte dos Meridianos Principais. Já o Sistema Nervoso pertence aos Extraordinários. Cada um desses meridianos pode ser acessado por diferentes partes do corpo, como pés, mãos, orelha.

A técnica é indicada em todas as idades e pode ajudar no alívio de dores, além de também reduzir impactos emocionais, como o estresse e a ansiedade. Atualmente, caso o paciente tenha aflição/medo de agulhas, é possível utilizar laser na realização do procedimento.

Quem tem câncer pode fazer acupuntura? 

Como vimos, esta é uma abordagem que visa trazer bem-estar às pessoas que estejam passando por problemas de saúde. E durante o tratamento oncológico, ela pode ser ótima opção também.

Aprovada pelo Conselho Federal de Medicina desde 1995 e com estudos que comprovam seus benefícios aos pacientes com câncer, a acupuntura pode ser excelente ferramenta para combater:

  • Dores causadas pelos medicamentos ou até mesmo pela própria doença
  • Náuseas e vômitos, causados pela quimioterapia
  • Xerostomia (boca seca), que pode acontecer após a quimio e radio
  • Fadiga e sensação de cansaço extremo
  • Sentimentos como ansiedade e irritação, muito comuns durante a jornada terapêutica oncológica

É importante salientar que este é um complemento ao tratamento convencional do câncer, ou seja, o paciente não deve parar de tomar nenhum medicamento indicado pelo médico!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top