#OutubroRosa conscientiza sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce. Mulheres com cânceres hematológicos também precisam ficar atentas! O câncer…
Liberada! Pacientes oncológicos podem tomar vacina da gripe
Entenda a importância de se proteger contra os vírus
Com o inverno chegando, é bastante comum pessoas ficarem gripadas ou resfriadas. Dentre os motivos está a maior facilidade para que os vírus vivam mais e se proliferem com facilidade.
Mas qual a diferença entre gripe e resfriado?
A gripe é causada pelo vírus Influenza e por qualquer um de seus subtipos. E apenas por ele. Já o resfriado comum pode ser causado por cerca de 200 vírus diferentes, mas o mais comum é o rinovírus. Os sintomas também são bem diferentes.
Na gripe o paciente tem um comprometimento maior em seu corpo, e fica mais cansado, querendo ficar só na cama, e também pode apresentar febre alta, dor de cabeça e garganta, tosse e congestão nasal. Já no resfriado, a pessoa apresenta sintomas mais amenos, como espirros, nariz escorrendo e até tosse.
O tratamento também é diferente entre eles. Para o resfriado, geralmente é indicado repouso e tomar bastante líquido. Na gripe, os cuidados já devem ser maiores, especialmente nos grupos que correm mais risco. A vacina é uma importante aliada para:
- Idosos
- Crianças menores de 5 anos
- Gestantes
- Portadores de doenças crônicas, cardiológicas e pulmonares
- Pacientes imunodeprimidos, como aqueles em tratamento do câncer
Como funciona a vacina contra a gripe
Ela é feita por meio de vírus inativado, com base na proteína do ovo. E é justamente por isso que, diferente da vacina da febre amarela, está LIBERADA aos pacientes com câncer.
Durante o tratamento, é recomendado que ela seja aplicada entre os ciclos de quimio, para que o paciente apresente uma melhor resposta. E podem ficar tranquilos, porque diferente do que muitos falam, esta vacina não causa gripe.
A vacinação protege por cerca de 8 meses o paciente da gripe, mas é importante ter em mente que os vírus sofrem mutações em sua estrutura a cada ano. Então, todos os anos a Organização Mundial de Saúde (OMS) realiza um rastreamento dos vírus que estão circulando no hemisfério norte e no hemisfério sul, e criam uma vacina específica. Por isso, é importante se vacinar todos os anos.
Evite gripes e resfriados
- Higienização das mãos frequente, seja com água e sabão ou com o uso do álcool em gel
- Evitar locais fechados, com muita aglomeração
- Utilizar lenço descartável para assoar o nariz
- Evitar compartilhar utensílios individuais, como talheres e copo
- Cobrir a boca e nariz quando for tossir ou espirrar
- Evitar ficar perto de pessoas que estejam gripadas ou resfriadas
- Utilizar máscaras também é uma dica importante
Parabéns meu amigo.
Vc é um dos melhores neste campo.
Muito obrigado Ridel! Se precisar, estou à disposição. Abraços, Dr. Breno Gusmão
Gostaria de saber se um paciente com câncer de laringe , respirando com cânula na traqueia e começando radioterapia com 64 anos pode tomar a vacina da gripe?
Rosana, obrigado pelo comentário. Minha especialista é Hematologia, então nesse caso é melhor que um oncologista, responsável por tratar cânceres sólidos como o de laringe, responda essa pergunta.