Aliada ao tratamento, traz qualidade de vida e melhores resultados clínicos O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que…
Qual a diferença entre linfoma e câncer?
São tantos os termos usados que pode ficar confuso mesmo. Mas explicamos para você!
Tumor, neoplasia maligna e doença oncológica são alguns dos termos utilizados como sinônimos ao câncer. Ou seja, todas estas palavras têm o mesmo significado. Agora, é muito importante esclarecer que o câncer não é uma doença única. São inúmeros os seus tipos e subtipos. A única característica principal em todos eles é a proliferação de células anormais (cancerígenas) no organismo. Mas então, qual a diferença entre linfoma e câncer? Nenhuma.
Como vimos, existem muitos tipos de câncer, que podem se desenvolver em qualquer parte do corpo: mama, pulmão, próstata, estômago, fígado, dentre outros órgãos. O sistema linfático também faz parte dessa lista. E é nele que os linfomas se desenvolvem.
Conhecendo o linfoma
O linfoma é um tipo de câncer que tem início nas células do sistema linfático, composto por vasos, gânglios linfáticos e órgãos como o baço e as amígdalas. Ele desempenha um papel fundamental na defesa do corpo contra infecções e outras doenças.
Quando algumas células do sistema linfático começam a crescer de forma descontrolada e se transformam em malignas, o linfoma é então diagnosticado.
Esse tipo de câncer é dividido em dois grandes grupos:
- Linfoma de Hodgkin – É caracterizado pela presença de células Reed-Sternberg, que são anormais e podem ser identificadas ao microscópio.
- Linfoma não-Hodgkin – É uma categoria mais ampla e tem um maior número de subtipos de linfomas. A diferença é que não contêm as células Reed-Sternberg.
Tratamento
Agora que sabemos que linfoma e câncer são a mesma coisa, é importante dizer que há diferentes opções de tratamento. No geral, dentre as terapêuticas estão quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e também o transplante de medula óssea.
A melhor indicação será feita pelo onco-hematologista, médico especialista em linfomas. Cada paciente deve ser avaliado de maneira individual, de acordo com o tipo da doença e condições de saúde.
This Post Has 0 Comments