skip to Main Content
4 De Fevereiro – Dia Mundial Do Câncer

4 de fevereiro – Dia Mundial do Câncer

O que você está fazendo por sua saúde hoje?

Hoje é o Dia Mundial do Câncer, uma data muito importante para refletirmos sobre prevenção, fatores de risco e controle da doença.

Anualmente, milhões de novos casos de câncer são anunciados por órgãos oficiais e muitos deles poderiam ser evitados. Milhões de pessoas também estão em tratamento e, infelizmente, nem todos têm acesso aos medicamentos e exames adequados. Afinal, os recursos são finitos.

Mas com informação é possível, sim, mudar este cenário. Prova disso são os dados publicados recentemente, como o divulgado pela Sociedade Americana do Câncer, que mostra uma queda na mortalidade por câncer nos Estados Unidos nos últimos 26 anos, em especial por conta do regresso em número de fumantes, e outro divulgado pelo BMJ, periódico britânico, que comprova a relação entre hábitos saudáveis e o atraso em 10 anos para o desenvolvimento pela doença.

E se você é um paciente oncológico, saiba que os hábitos saudáveis também são fundamentais para os melhores resultados no tratamento e até mesmo para evitar as chances de um novo câncer aparecer!

O CÂNCER PODE SER EVITADO

Pode parecer clichê, mas olhar para a sua saúde é o passo inicial para uma vida com melhor qualidade. E não é difícil! Basta começar.

Não fume!

O cigarro está altamente relacionado ao surgimento do câncer, por conta de suas mais de 7.700 substâncias tóxicas e cancerígenas.

Não beba!

Em qualquer quantidade, as bebidas alcoólicas são fatores de risco para o desenvolvimento de vários tipos de câncer, como o de fígado.

Alimente-se de forma saudável

Sabemos que o dia a dia é bem corrido, e aí parece bem mais fácil comer um cachorro quente ou alimentos industrializados, que basta serem levados ao micro-ondas e já estão prontos. Mas alimentos como estes são altamente prejudiciais ao corpo, por conterem altos teores de sal e açúcar. Opte por verduras, frutas, legumes, grãos e carnes brancas.

Mantenha o peso corporal adequado

Estar acima do peso também pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. Por isso, procure manter sua dieta sempre balanceada!

Pratique atividades físicas!

Não precisa, obrigatoriamente, pegar pesado na academia para se exercitar! Caminhar, dançar, trocar o elevador pelas as escadas, levar o cachorro para passear, fazer natação, já ajuda e muito o corpo a se movimentar e a diminuir as chances do surgimento de um câncer.

Amamente!

Essa é para

Faça exames preventivos

Mulheres entre 25 e 64 anos devem realizar o Papanicolau para monitorar as células do colo do útero. E homens a partir dos 40 anos (de alto risco) ou acima dos 50 anos devem realizar os exames preventivos de próstata.

Vacine-se contra o HPV

O HPV está totalmente ligado ao surgimento do câncer de colo útero. A vacinação é gratuita, pelo SUS, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Vacine-se também contra a hepatite B

O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B. A vacinação também é gratuita, para pessoas de todas as idades.

Proteja-se do sol!

Use sempre protetor solar e evite ficar no sol entre 10h e 16h.

E lembre-se! Todas essas dicas também devem ser seguidas pelos pacientes em tratamento do câncer. Com duas condições a mais: fique atento às suas consultas com o médico e siga sempre as instruções do especialista para os melhores resultados.

*Dados de prevenção do INCA – Instituto Nacional de Câncer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search