DOE SANGUE!

Em tempos de coronavírus, você pode ajudar quem mais precisa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o coronavírus como uma pandemia em todo o mundo. Os governantes brasileiros pedem para que a população fique em casa, pois este é um vírus que se espalha rápido e a infecção respiratória causada pela COVID-19 pode ser muito perigosa para idosos, pessoas com problemas cardíacos ou pulmonares.

Mas os estoques de sangue nos hospitais e hemocentros de todo o Brasil estão muito baixos. E os pacientes em tratamento do câncer, como as leucemias, precisam receber transfusões sanguíneas para sobreviver.

Você deve estar se perguntando: mas consigo doar sangue, mesmo com o coronavírus à solta? E a resposta é SIM!

Os hemocentros são preparados, higienizados e esterilizados justamente para não oferecer riscos aos doadores. Mas é importante que você evite as aglomerações, agendando sua doação antecipadamente. Evite também ir em grandes grupos de pessoas. Faça uma escala entre seus familiares e amigos, por exemplo.

Para doar sangue é preciso:

• Ter entre 16 e 69 anos
  • Pesar mais de 50kg
  • Levar documento de indentidade original, com foto recente
  • Não estar gripada e nem resfriado
  • Candidatos que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram infecção confirmada pelo COVID-19 estão inaptos para doar por 30 dias.
  • Candidatos que apresentaram a infecção pelo COVID-19 estão inaptos para doar em um período de 90 dias.

Não esqueça! Não comprimente as pessoas com toques, sempre lave as mãos com água e sabão e leve álcool em gel junto com você.