skip to Main Content
Contra O Coronavírus, Use Máscara!

Contra o coronavírus, use máscara!

Esta é uma das maneiras mais eficientes para se proteger contra o novo vírus

Estamos vivendo em meio a uma pandemia, que preocupa pessoas do mundo todo, em especial aquelas que são parte do grupo de risco, como os pacientes oncológicos. O novo coronavírus causa uma grave infecção respiratória, chamada por COVID-19. Mas é possível previni-la com alguns cuidados bem simples, dentre eles, o uso de máscara.

Por conta da grande busca por máscaras em farmácias, perfumarias e supermercados, a população passou a não encontrar mais o material. E como ficar sem proteção não é possível, muitos tiveram a ideia de fabricar sua própria máscara de proteção.

Mas, as máscaras caseiras protegem tanto quanto àquelas profissionais, utilizadas nos hospitais?

Sim, elas protegem! Neste caso, o indicado é que sejam utilizados tecidos como algodão ou TNT, e que sejam feitas com duas camadas de pano (dupla face), para que fiquem mais grossas e resistentes.

Cuide de sua máscara!

Tanto as máscaras para o rosto caseiras, quanto àquelas hospitalares, exigem cuidados importantes. Se você é paciente oncológico e está em pleno tratamento da leucemia, linfoma ou mieloma múltiplo, seguir estes cuidados é ainda mais importante! Durante a quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia é possível que o sistema de defesa do corpo fique comprometido, deixando-o mais exposto aos vírus.

1 – O uso deve ser individual.

Compartilhar a máscara com outras pessoas pode aumentar riscos para contaminação por meio de vírus e bactérias.

2 – Nariz, boca e queixo devem ficar cobertos.

Para que a proteção seja completamente efetiva, é fundamental que a máscara cubra nariz, boca e queixo completamente, e que não fique larga no rosto (sem vãos nas laterais). O coronavírus, assim como outros vírus, é transmitido via gotículas de saliva ou secreções do nariz. Então se alguém contaminado tossir ou espirrar perto de você, por exemplo, e sua máscara não estiver bem colocada, o vírus poderá entrar em seu sistema respiratório.

3 – Máscara no queixo não protege!

É muito comum ver pessoas de máscaras, porém apenas na região do queixo. E o efeito de proteção, neste caso, será zero. Mais uma vez, você só estará protegido se a máscara estiver cobrindo completamente seu nariz e boca. Então, mesmo que o óculos embace, ou que a respiração fique um pouco mais “difícil”, é preciso pensar na saúde.

4 – Não encoste na máscara.

É possível que, até se acostumar, o uso da máscara seja um pouco incomodo. E aí vem aquela vontade de mexer e arrumá-la no rosto, certo? Ficar encostando na máscara, em especial na parte que está cobrindo boca e nariz, também não é indicado. Isso porque o coronavírus, e outros vírus, podem estar presentes em objetos e superfícies.  Então, ao colocar sua mão nas máscaras, é possível que você esteja levando vírus ao seus sistema respiratório, e até mesmo olhos.

5 – Tira a máscara pelo elástico/tiras.

Ao chegar em local seguro, lave suas mãos com água e sabão, ou passe álcool em gel volume 70. Somente após esta higienização das mãos, retire a máscara, utilizando o elástico que ficará na região das orelhas, ou tiras, que podem ser amarradas atrás da nuca ou cabeça. Nunca retire-a pegando na parte que fica em seu rosto ok?

6 – Troque a cada 2 horas.

Tanto as máscaras hospitalares, quanto as caseiras, tem um tempo de uso. O indicado é que sejam trocadas a cada 2 horas. As máscaras descartáveis devem ser embaladas em um saquinho, e jogadas no lixo. As máscaras de pano, caseiras, podem ser lavadas com água e sabão ou com água sanitária. Por isso, a dica é sempre ter uma máscara de reserva!

7 – Guarde corretamente.

É possível que, ao longo do dia, você esteja fora de casa e precise retirar a máscara em diferentes momentos – para tomar água, se alimentar, dentre outras atividades. Nestes casos, nunca deixe a máscara apoiada em mesas, cadeiras ou até mesmo em suas mãos. Leve um saquinho com você e guarde, enquanto não estiver usando. Em casa, após lavá-las, faça o mesmo!

Cuide-se! E use máscaras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search