Diagnóstico precoce e avanços na Medicina proporcionam resultados clínicos positivos para grande parte dos pacientes com LMA A leucemia mieloide…
Inhame no combate à imunidade baixa
Suas propriedades nutricionais ajudam a limpar o sangue e aumentar os anticorpos
Imunidade baixa é uma das principais preocupações de pacientes oncológicos que fazem quimioterapia. Isso porque, muitas vezes ela pode prejudicar o processo do tratamento. Mas o inhame pode ser um importante auxílio neste momento!
É difícil escapar da neutropenia (nome dado para a queda da imunidade), já que os medicamentos quimioterápicos destroem as células doentes e também as saudáveis. E aí, quando isso ocorre, a produção das células do sangue, dentre elas os glóbulos brancos, fica abalada, deixando o paciente mais propenso a contrair vírus e bactérias.
Neste momento, os especialistas optam por dar uma pausa no tratamento, até que a contagem celular volte ao normal. Por isso, manter uma boa alimentação é fundamental para ajudar que a imunidade esteja sempre em dia.
Benefícios do inhame
Tipo de tubérculo bastante presente na mesa dos brasileiros, pode ser encontrado nas cores marfim, amarela e roxa. Sua casca é bastante característica, por ser marrom e cheia de fiapinhos. Dentre suas características nutricionais, destacam-se as vitaminas do complexo B, como as vitaminas B1 e B6, importantes para trazer força muscular e energias, e na produção de glóbulos vermelhos e função antioxidante, respectivamente.
Para limpar o sangue
Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.
Imunidade, já para cima!
Como vimos, o inhame tem propriedades nutricionais bastante importantes, que correspondem às vitaminas dos grupos B. Mas também é possível encontrar no tubérculo a vitamina C, muito importante por aumentar a quantidade de glóbulos brancos no organismo e os níveis de anticorpos no organismo.
Como consumir
Muito se falou sobre o consumo do inhame cru, batido com água, para curar dengue. Mas além de não ter nenhuma comprovação científica, este hábito pode fazer mal. Isso mesmo! Consumi-lo cru aumenta seu potencial alergênico, podendo causar importantes danos ao corpo.
O inhame cozido, assado ou feito a vapor são as melhores opções.
Inhame no dia a dia – Receitas gostosas e práticas!
Suco de inhame com limão e água de coco
Ingredientes:
- 1 xícara de inhame descascado e cortado em cubos
- 500 ml de água de coco
- ½ suco de limão
Preparo: cozinhe o inhame até ficar bem macio. Escorra e bata no liquidificador, com a água de coco e suco de limão. Adoce a gosto e sirva com cubos de gelo. Não precisa coar!
Sopa de inhame
Ingredientes:
- 1 kg de inhame
- 1 cebola
- 1 colher de gengibre
- 1 colher de óleo
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de cheiro verde
Preparo: cozinhe o inhame numa panela de pressão. Descasque e bata no liquidificador com água até formar um creme. Refogue a cebola e o gengibre numa panela com óleo. Acrescente o creme de inhame e, para finalizar, adicione sal e o cheiro verde.
Gostei da matéria, tb gosto muito do inhame , faço pães com ele tb além de outros tubérculos