Quando a doença ainda não é um câncer. Saiba como será o tratamento O mieloma múltiplo smoldering (MMS) é uma…
Lipoma pode virar câncer?
Entenda o que estes nódulos podem representar e se há ligação com o linfoma
Os lipomas são tumores benignos, compostos por células de gordura que se formam logo abaixo da pele. Eles costumam ser indolores, de crescimento lento e geralmente não representam risco à saúde. No entanto, muitas pessoas se perguntam: lipoma pode virar câncer? Há ligação entre lipoma e linfoma? Te explicamos tudinho nessa matéria, vem ler!
Lipoma é câncer?
Bem, como vimos, NÃO é! O lipoma é um tumor benigno, e isso significa que ele tem não tem um comportamento invasivo, agressivo e nem se espalha para outras partes do corpo. Então, embora eles se pareçam com nódulos, por conta do aspecto na pele, o que há presente ali são células de gordura.
Algumas características comuns aos tumores malignos, e que não surgem no lipoma, são:
- Crescimento muito rápido
- Dor intensa e persistente
- Aderência a camadas mais profundas da pele
- Alterações na textura ou na cor
Lipoma tem relação com linfoma?
O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável pela defesa do organismo. Diferente dos lipomas, que são tumores de gordura, os linfomas se desenvolvem a partir de linfócitos (células do sistema imunológico) e podem comprometer linfonodos, medula óssea e outros órgãos.
Embora lipoma e linfoma sejam condições distintas, é comum que algumas pessoas os confundam, especialmente quando um linfonodo inchado é notado sob a pele. No entanto, o linfoma apresenta sintomas mais específicos, como:
- Perda de peso sem motivo aparente
- Suor noturno intenso
- Febre recorrente
- Aumento progressivo dos linfonodos (ínguas)
Quando procurar um médico?
Se você tem um nódulo sob a pele que está crescendo rapidamente, causando dor ou apresentando características incomuns, é essencial procurar um profissional de saúde. O diagnóstico correto é fundamental para garantir a tranquilidade e, caso seja necessário, iniciar um tratamento adequado.
This Post Has 0 Comments