skip to Main Content
Vacina Contra A Gripe – Você Deve Tomar!

Vacina contra a gripe – Você deve tomar!

Pacientes com câncer fazem parte do grupo de pessoas que precisam dessa proteção

Com a pandemia mundial por conta do coronavírus, o Ministério da Saúde decidiu adiantar as campanhas de vacinação contra a gripe. Pacientes com câncer fazem parte do grupo de risco para o influenza (vírus da gripe) e por isso devem tomar a vacina e se proteger.

Conheça a vacina da gripe

A vacina da gripe é feita por meio de um vírus atenuado, ou seja, com vírus inativo e que não vão transmitir a doença. Ela é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus diferentes. Como os vírus que circulam mundo a fora sofrem mutações, a cada ano a vacina da gripe também muda, para proteger contra os tipos mais cumuns de vírus naquela época.

Gripe x resfriado

Muitas pessoas acham que que gripe e resfriado são a mesma coisa. Mas não são! A gripe é causada pelo vírus da influenza e geralmente apresenta como sintomas febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. O resfriado, por sua vez, também é causado por vírus como o parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR). Seus sintomas são bem parecidos com os da gripe, mas a diferença é que costumam ser bem mais brandos. A vacina da gripe apenas imunizará contra os vírus da influenza.

Quem pode tomar a vacina da gripe?

Todas pessoas, após os seis meses de vida, podem receber essa proteção. Pacientes com câncer também podem tomar a vacina da gripe. Inclusive, não só podem, como devem! Pessoas que realizam o tratamento oncológico, por conta da baixa imunidade, ficam mais propensas a contrair uma gripe. E enquanto para alguns ficar gripado pode não ser um grande problema, para as pessoas com câncer pode ser bastante grave. Para evitar problemas respiratórios e também de infecções, a vacina da gripe está liberada para este grupo. A recomendação é que, para aqueles que estão fazendo quimioterapia ou radioterapia, a vacina seja aplicada entre os ciclos, já que neste momento os neutrófilos costumam estar acima de mil.

E pode ficar tranquilo, você não terá sintomas de gripe após tomar a vacina! A reação após tomar a vacina também não costuma ser comum.

Campanha de vacinação 2020 – Onde tomar a vacina da gripe

Como vimos, o Ministério da Saúde decidiu adiantar a vacinação em massa contra a gripe. Nesta primeira etapa, os sistemas públicos de saúde (hospitais e postos de saúde) estão recebendo idosos e profissionais de saúde para tomarem a vacina, de forma gratuita. A segunda etapa, que contemplará pacientes oncológicos, começa no dia 16 de abril.

No sistema privado de saúde, o paciente já pode tomar a vacina contra gripe. Mas é importante lembrar de marcar com antecedência, para evitar aglomerações. Idem para os postos de saúde do SUS. Tenham sempre em mente: locais muito cheios aumentam o risco para a contaminação por vírus da gripe e, principalmente, coronavírus!

Vacina da gripe: funciona contra o coronavírus?

Não! Ainda não há nenhuma vacina que previna ou cure as infecções causada pelo COVID-19. Mas a vacina da gripe pode, sim, ajudar. Ao proteger as pessoas que são parte do grupo de risco, como idosos, cardíacos, pessoas com problemas respiratórios e em tratamento do câncer, a vacina impedirá uma sobrecarga do sistema respiratório que poderia ser mais grave, em eventual contágio pelo coronavírus.

Receber a vacina também ajuda as equipes médicas a diferenciar entre gripe e Covid-19, doença desencadeada pelo novo vírus Sars-Cov-2. Afinal, se a pessoa está imunizada contra o influenza e mesmo assim apresenta sintomas como febre e falta de ar, este tipo de vírus pode logo ser descartado.

Cuidados importantes para evitar o vírus da gripe e o coronavírus!

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão
  • Utilize álcool em gel ao longo do dia
  • Mantenda os ambientes ventilados
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe ou coronavírus
  • Evite locais com aglomerações
  • Limpe os objetos com álcool em gel
  • Fique em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search