No mês de conscientização sobre a saúde masculina, destacamos aqui os principais cuidados Os cânceres hematológicos, como linfoma, leucemias e…
Vacina contra a gripe – Você deve tomar!
Pacientes com câncer fazem parte do grupo de pessoas que precisam dessa proteção
Com a pandemia mundial por conta do coronavírus, o Ministério da Saúde decidiu adiantar as campanhas de vacinação contra a gripe. Pacientes com câncer fazem parte do grupo de risco para o influenza (vírus da gripe) e por isso devem tomar a vacina e se proteger.
Conheça a vacina da gripe
A vacina da gripe é feita por meio de um vírus atenuado, ou seja, com vírus inativo e que não vão transmitir a doença. Ela é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus diferentes. Como os vírus que circulam mundo a fora sofrem mutações, a cada ano a vacina da gripe também muda, para proteger contra os tipos mais cumuns de vírus naquela época.
Gripe x resfriado
Muitas pessoas acham que que gripe e resfriado são a mesma coisa. Mas não são! A gripe é causada pelo vírus da influenza e geralmente apresenta como sintomas febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. O resfriado, por sua vez, também é causado por vírus como o parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (VSR). Seus sintomas são bem parecidos com os da gripe, mas a diferença é que costumam ser bem mais brandos. A vacina da gripe apenas imunizará contra os vírus da influenza.
Quem pode tomar a vacina da gripe?
Todas pessoas, após os seis meses de vida, podem receber essa proteção. Pacientes com câncer também podem tomar a vacina da gripe. Inclusive, não só podem, como devem! Pessoas que realizam o tratamento oncológico, por conta da baixa imunidade, ficam mais propensas a contrair uma gripe. E enquanto para alguns ficar gripado pode não ser um grande problema, para as pessoas com câncer pode ser bastante grave. Para evitar problemas respiratórios e também de infecções, a vacina da gripe está liberada para este grupo. A recomendação é que, para aqueles que estão fazendo quimioterapia ou radioterapia, a vacina seja aplicada entre os ciclos, já que neste momento os neutrófilos costumam estar acima de mil.
E pode ficar tranquilo, você não terá sintomas de gripe após tomar a vacina! A reação após tomar a vacina também não costuma ser comum.
Campanha de vacinação 2020 – Onde tomar a vacina da gripe
Como vimos, o Ministério da Saúde decidiu adiantar a vacinação em massa contra a gripe. Nesta primeira etapa, os sistemas públicos de saúde (hospitais e postos de saúde) estão recebendo idosos e profissionais de saúde para tomarem a vacina, de forma gratuita. A segunda etapa, que contemplará pacientes oncológicos, começa no dia 16 de abril.
No sistema privado de saúde, o paciente já pode tomar a vacina contra gripe. Mas é importante lembrar de marcar com antecedência, para evitar aglomerações. Idem para os postos de saúde do SUS. Tenham sempre em mente: locais muito cheios aumentam o risco para a contaminação por vírus da gripe e, principalmente, coronavírus!
Vacina da gripe: funciona contra o coronavírus?
Não! Ainda não há nenhuma vacina que previna ou cure as infecções causada pelo COVID-19. Mas a vacina da gripe pode, sim, ajudar. Ao proteger as pessoas que são parte do grupo de risco, como idosos, cardíacos, pessoas com problemas respiratórios e em tratamento do câncer, a vacina impedirá uma sobrecarga do sistema respiratório que poderia ser mais grave, em eventual contágio pelo coronavírus.
Receber a vacina também ajuda as equipes médicas a diferenciar entre gripe e Covid-19, doença desencadeada pelo novo vírus Sars-Cov-2. Afinal, se a pessoa está imunizada contra o influenza e mesmo assim apresenta sintomas como febre e falta de ar, este tipo de vírus pode logo ser descartado.
Cuidados importantes para evitar o vírus da gripe e o coronavírus!
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão
- Utilize álcool em gel ao longo do dia
- Mantenda os ambientes ventilados
- Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe ou coronavírus
- Evite locais com aglomerações
- Limpe os objetos com álcool em gel
- Fique em casa!
This Post Has 0 Comments