O que é amiloidose?

Compreendendo a doença, seus subtipos e a relação com o câncer

A amiloidose é uma condição rara e grave caracterizada pelo acúmulo anormal nos tecidos e órgãos do corpo de proteínas chamadas amiloides . Esses depósitos podem prejudicar a função normal do organismo, levando a complicações graves. Neste texto vamos explicar o que é a amiloidose, seus diferentes tipos, e também a sua ligação com o câncer.

Entenda a amiloidose

Essa doença ocorre quando proteínas amiloides, por conta de mutações genéticas, se acumulam em diferentes partes do corpo. Essas proteínas anormais podem se depositar em tecidos como coração, rins, fígado, baço, sistema nervoso e trato gastrointestinal, interferindo na função normal desses órgãos.

Tipos de amiloidose

AL – O distúrbio se inicia na medula óssea e afeta os rins, coração, fígado, trato gastrointestinal e nervos.

Amiloidose secundária –  Seu surgimento acontece a partir de inflamações e infecções crônicas, como reumatismo, doença inflamatória intestinal, tuberculose, osteomielite, lúpus, e pode atingir os rins, fígado, intestino e baço. Hoje é menos frequente devido aos excelentes tratamentos para as doenças de base (reumatológicas).

Amiloidose hereditária – Ela pode ser herdada da família e atinge principalmente o sistema nervoso e o coração.

Amiloidose senil – Relacionada à idade, acontece na velhice, devido à fabricação em excesso das proteínas e causa problemas cardíacos.

Amiloidose ALECT2 – É derivada de proteínas dos glóbulos brancos e atinge os rins e fígado.

Amiloidose relacionada à diáliseAcontece por depósito de beta microglobulina. É frequente em pacientes que sofrem de insuficiência renal e fizeram diálise por muito tempo. Atinge as articulações e tendões, causando dor e rigidez.

Amiloidose na forma hematológica – É rara e caracterizada pelas proteínas amiloides nos tecidos, originárias principalmente das células do sangue.

Pacientes de amiloidose podem apresentar sintomas como:

•  Cansaço extremo
  • Perda de peso sem motivo
  • Inchaço nas pernas e tornozelos
  • Falta de ar
  • Formigamento ou dormência nas mãos e pés
  • Diarreia ou constipação
  • Problemas renais
  • Aumento do fígado ou baço

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser desafiador devido à diversidade de sintomas. Os métodos diagnósticos incluem:

• Biópsia: remoção de uma pequena amostra de tecido afetado.
  • Exames de sangue e urina: para detectar proteínas amiloides.
  • Exames de imagem: como ecocardiograma, ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC) para avaliar os órgãos afetados.

Amiloidose e câncer

A amiloidose pode estar associada a alguns tipos de câncer, especialmente aqueles que afetam o sistema hematológico, como o mieloma múltiplo.

Na amiloidose AL, as células plasmáticas da medula óssea produzem anticorpos anormais, que podem levar ao desenvolvimento de mieloma múltiplo. Além disso, a amiloidose pode ser um efeito colateral do tratamento de alguns cânceres, especialmente os tratamentos que envolvem quimioterapia intensiva.

Clique aqui e saiba mais sobre amiloidose hematológica (AL) e seus principais tratamentos