Imunoterapia no combate ao câncer

Conheça mais sobre a terapêutica que pode ser utilizada em pacientes com linfoma, leucemia e mieloma múltiploA imunoterapia é um tipo de tratamento/medicamento que estimula o sistema imunológico a reconhecer e combater as células cancerígenas. Esta terapia tem sido muito eficaz para tratar diferentes tipos de câncer, incluindo linfomas, leucemia e mieloma múltiplo.

Tipos de imunoterapia

São diferentes as opções existentes de imunoterapia, que serão aplicadas a depender do subtipo da doença e condições clínicas do paciente.

• Anticorpos monoclonais: os anticorpos são proteínas produzidas naturalmente pelo sistema imunológico para combater infecções. Os anticorpos monoclonais, também conhecidos por imunoterapia, são medicamentos produzidos em laboratório com o objetivo de agir em um alvo específico (célula doente). Eles podem ser usados na leucemia linfocítica aguda, leucemia linfocítica crônica, linfomas e mieloma múltiplo.
  • Anticorpos biespecíficos: estes medicamentos possuem dois anticorpos diferentes. Ou seja, temos aqui um anticorpo com duas partes para reconhecer e se ligar a dois antígenos. Então, por um lado se liga à célula tumoral e por outro se liga ao linfócito cd3, estimulando o sistema imune do paciente a atacar a célula doente. Já estão aprovados tratamentos para a leucemia linfocítica aguda e também para o mieloma múltiplo.
  • Inibidores de Checkpoint: eles funcionam em uma parte do organismo humano que age como um ponto de “checagem do sistema imune”. Assim, são identificadas as células saudáveis e as que podem ser prejudiciais. Para enganar o sistema imunológico, algumas células nocivas imitam as proteínas das benignas. Assim, o intuito destes medicamentos é fazer com que o organismo reconheça o intruso e gere uma resposta imune à doença. Estudos já apontam bons resultados no tratamento de alguns tipos de linfoma e também no mieloma múltiplo.
  • CAR-T Cell: programa as células do sistema imunológico do próprio paciente para atacar e destruir as células cancerígenas. Esta abordagem inovadora tem mostrado resultados promissores em casos de leucemia linfoblástica aguda, linfoma difuso de grandes células B, linfoma folicular e mieloma múltiplo.

Benefícios X Efeitos colaterais da imunoterapia

Os benefícios da imunoterapia incluem uma abordagem mais direcionada ao tratamento do câncer, o que pode resultar em menos efeitos colaterais em comparação com a quimioterapia e a radioterapia.

No entanto, como qualquer tratamento, a imunoterapia pode causar efeitos adversos, incluindo reações cutâneas, sintomas semelhantes aos da gripe e, em casos raros, inflamação de órgãos.

Ressalto aqui que a imunoterapia é indicação para qualquer paciente, ou seja, as avaliações devem ser feitas de maneira individual, sempre. Converse com seu médico!

SAIBA MAIS SOBRE OS ANTICORPOS BIESPECÍFICOS. CLIEQUE AQUI!