Como começa o linfoma de Hodgkin?

Este tipo de câncer tem origem no sistema linfático e é mais incidente em jovens adultos

O linfoma de Hodgkin (LH) é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, uma parte crucial do sistema imunológico do corpo humano que protege o organismo contra vírus, bactérias e outros perigos. Ele é caracterizado pela presença de células anormais conhecidas como células de Reed-Sternberg. Mas, como começa o linfoma de Hodgkin?

Esta neoplasia maligna tem início quando uma célula linfática, normalmente um tipo de glóbulo branco chamado linfócito B (embora raro, é possível atingir também os linfócitos T) sofre uma mutação genética.

Essa mutação faz com que a célula se divida de maneira anormal e rápida, então, em vez de seguir o ciclo normal de vida e morte das células, elas continuam a crescer e a se dividir. Dessa forma, acumulam-se nos linfonodos e em outros tecidos linfáticos.

Com o tempo, essas células cancerosas podem formar caroços indolores (nódulos), especialmente na região do pescoço, axila e virilha, que são detectados em exames físicos ou por meio de técnicas de imagem.

Fatores de risco

Embora a causa exata do linfoma de Hodgkin não seja completamente compreendida pela ciência, existem alguns fatores de risco que podem estar associados ao desenvolvimento da doença:

• Idade: o linfoma de Hodgkin é mais comum em duas faixas etárias principais: adultos jovens (entre 15 e 30 anos) e adultos mais velhos (acima de 55 anos).
  • Infecções virais: o vírus Epstein-Barr (EBV), que também causa mononucleose, têm sido associado ao linfoma de Hodgkin.
  • Sistema imunológico comprometido: pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como aquelas com HIV, ou que tomam medicamentos imunossupressores, estão em maior risco.

Sintomas iniciais

É muito importante ficar atento aos sintomas do linfoma de Hodgkin. Assim, será possível buscar o médico com rapidez e o diagnóstico poderá ser feito de maneira precoce! São eles:

• Linfonodos inchados e indolorores – Este é o sintoma mais característicom especialmente, como já mencionado, na região do pescoço, axilas ou virilha.
  • Febre e suores noturnos
  • Perda de peso inexplicável
  • Fadiga
  • Prurido (coceira) na pele

TOMOGRAFIA, RESSONÂNCIA OU PET SCAN? CLIQUE E ENTENDA OS EXAMES PARA DIAGNOSTICAR O LINFOMA!