skip to Main Content
Anemia Pode Virar Leucemia?

Anemia pode virar leucemia?

Esta é uma pergunta muito frequente. Entenda o que é este problema de saúde que qualquer pessoa pode apresentar

Anemia é o termo utilizado quando a contagem de glóbulos vermelhos (responsáveis pela oxigenação do corpo) está abaixo do normal. Muitos atribuem anemia à desnutrição ou deficiência de vitaminas. Outros acham que a anemia pode virar uma leucemia. Mas existem várias causas para este problema de saúde, que variam desde distúrbios nutricionais a problemas da medula óssea.

Por que uma pessoa desenvolve anemia?

São diversas as causas para o desenvolvimento da anemia. A falta de ferro é a principal e mais prevalente no mundo todo, principalmente entre as crianças, que estão em desenvolvimento e entre as mulheres em idade fértil, devido à menstruação e gestação.

Outras vitaminas também podem levar à baixa produção de glóbulos vermelhos, como é o caso da falta de vitamina B12 e ácido fólico.

Além da questão nutricional,  a anemia pode ser um sinal de outras doenças que interferem diretamente na produção dos glóbulos vermelhos ou em sua destruição, como é o caso da talassemia. É importante ressaltar que as causas de anemia estão relacionadas a diversos fatores como idade, sexo e presença de outras doenças associadas.

Quais sintomas a anemia pode apresentar?

Em geral, os sintomas da anemia são:

  • Fraqueza
  • Indisposição
  • Cansaço
  • Falta de ar
  • Tontura
  • Palpitação
  • Palidez

Como realizar o diagnóstico da anemia?

Em um exame de sangue de rotina, ou até mesmo por conta do aparecimento dos sintomas, será possível detectar a baixa dos glóbulos brancos. Apesar da deficiência de ferro ser a causa mais frequente, não se deve iniciar sua reposição antes que se faça o diagnóstico correto da anemia. É muito importante investigar corretamente a causa da anemia, por meio de avaliação clínica e laboratorial, até para poder indicar o tratamento correto ao paciente.

Lembrando que ter uma anemia nunca pode ser considerado algo normal.

Quais os principais tratamentos?

 A escolha do tratamento dependerá do tipo e causa da anemia. Então se, por exemplo, o paciente apresentar carência de ferro, a vitamina B12 ou ácido fólico podem ser indicados. A alimentação equilibrada também será fundamental para estes pacientes. Agora se a anemia for secundária a outras doenças, aí será necessária uma avaliação médica mais detalhada. Somente assim será possível escolher  qual a melhor opção terapêutica.

Anemia pode virar leucemia?

A resposta é NÃO! Um paciente com anemia não poderá evoluir para uma leucemia, mas a um paciente com leucemia pode, sim, apresentar anemia. Aliás, este é um sintoma bastante comum, já que este tipo de câncer prejudica o funcionamento correto das células sanguíneas produzidas na medula óssea, dentre elas os glóbulos vermelhos.

Neste caso, a anemia é considerada secundária, e será tratada juntamente com  a leucemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
×Close search
Search