Hematologia no combate às doenças do sangue

Conheça a especialidade que cuida dos cânceres hematológicos, como a leucemia e o linfoma

Os cânceres do sangue, como leucemias, linfomas e mielomas múltiplo, estão entre os tipos mais complexos de doenças oncológicas e exigem acompanhamento especializado. A área médica responsável pelo diagnóstico e tratamento dessas condições é a Hematologia, especialmente a Onco-Hematologia.

O que é a Hematologia?

A Hematologia é uma especialidade médica dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, como a medula óssea, o baço e os linfonodos. Entre os problemas que esses médicos tratam estão condições benignas (como anemia e distúrbios de coagulação) e também as malignas (cânceres do sangue).

E o que é a Onco-Hematologia?

Quando falamos de Onco-Hematologia, estamos nos referindo ao ramo da especialidade que se foca nos cânceres que afetam o sangue e a medula óssea. Sendo assim, os principais tipos são:

• Leucemia: afeta os glóbulos brancos e pode ser aguda ou crônica.
  • Linfomas: envolve os linfócitos e o sistema linfático. Pode ser linfoma de Hodgkin ou não-Hodgkin.
  • Mieloma Múltiplo: afeta as células plasmáticas, um tipo de célula que ajuda a combater infecções.

Esses cânceres exigem acompanhamento contínuo e um plano de tratamento específico para cada paciente.

Como é feito o diagnóstico dos cânceres do sangue?

O diagnóstico de doenças hematológicas malignas é complexo e requer exames laboratoriais e de imagem avançados, que devem contar com importante apoio dos patologistas, mas que serão confirmados pelos médicos hematologistas.

Os principais métodos utilizados são:

• Hemograma completo: avalia a quantidade e a qualidade dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
  • Biópsia e aspirado de medula óssea: coleta amostras para análise da produção celular.
  • Citometria de fluxo: identifica tipos específicos de células e também suas anormalidades.
  • Testes moleculares e genéticos: identificam mutações específicas que orientam o tratamento.
  • Tomografia e PET-CT: analisam a extensão da doença no corpo.

Tratamentos oferecidos na Onco-Hematologia

O tratamento dos cânceres hematológicos envolve uma série de abordagens, que podem ser aplicadas isoladamente ou combinadas, dependendo do estágio e tipo de doença. E, mais uma vez, será o médico hematologista que indicará a melhor opção a ser seguida.

Entre os tratamentos mais comuns estão:

• Quimioterapia: uso de medicamentos para destruir células cancerígenas.
  • Imunoterapia: fortalece o sistema imunológico para combater o câncer.
  • Transplante de medula óssea: substitui células doentes por células saudáveis.
  • Medicamentos-alvo e biespecíficos: terapias modernas que atacam células específicas da doença.

Os avanços na medicina também estão trazendo novas opções de tratamento, como as terapias celulares CAR-T e os anticorpos monoclonais, que têm mostrado resultados promissores em pacientes com cânceres hematológicos.

O papel do hematologista no acompanhamento

O hematologista oncológico é o profissional que guia o paciente em todas as etapas da jornada terapêutica, desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-tratamento, então ele é responsável por:

• Personalizar o plano terapêutico de acordo com as características da doença e as necessidades do paciente.
  • Monitorar a resposta ao tratamento, ajustando as intervenções sempre que necessário.
  • Prevenir e tratar complicações, como infecções e efeitos colaterais dos medicamentos.
  • Acompanhar o paciente ao longo da vida, já que alguns cânceres hematológicos podem exigir tratamento contínuo.

Os hematologistas oncológicos atuam em hospitais especializados em Oncologia, centros de referência para tratamento de câncer e clínicas especializadas, sejam estes públicos ou privados.

IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!