No mês de conscientização sobre a saúde masculina, destacamos aqui os principais cuidados Os cânceres hematológicos, como linfoma, leucemias e…
Sorvete, aliado do paciente em quimioterapia!
Alimentos gelados ajudam a combater os efeitos colaterais do tratamento
O tratamento contra o câncer pode ter efeitos colaterais não muito agradáveis. Mas o sorvete pode ser um importante aliado do paciente em quimioterapia.
Consumir alimentos gelados é uma das técnicas mais indicadas por médicos e nutricionistas para combater a mucosite, xerostomia (boca seca) e também os enjoos, três efeitos adversos da quimio e radioterapia.
Qual sorvete tomar
Os sorvetes de frutas são os mais indicados. Para enjoos e boca seca, as frutas cítricas podem ser excelentes opções, como o sorvete de laranja, sorvete de morango, de limão. Isso porque elas têm uma quantidade considerável de ácido fólico, que favorece o esvaziamento gástrico por meio da produção de ácidos digestivos, promovendo uma melhor digestão e também a produção de saliva.
Agora, se o paciente apresentar as terríveis e doloridas feridinhas na boca, conhecidas como mucosite, é melhor que o sorvete seja de frutas como coco, uva, melancia.
Diferentes formas do sorvete
Além de seus variados sabores, também há diferentes maneiras de se fazer um sorvete:
- Ice cream – É o sorvete cremoso, à base de produtos como leite condensado e creme de leite
- Ice milk – O leite é ingrediente fundamental para sua realização
- Sorbet – Quando o sorvete é feito à base de água, geralmente utilizando frutas
Os dois primeiros são mais cremosos (massa), enquanto o sorvete à base de água é mais durinho e ao colocar na boca, logo vira líquido.
Se o paciente não estiver passando por momentos de diarreia, quando o leite e seus derivados por serem laxativos precisam ser evitados, todas as opções estão liberadas. O sorvete feito à base de água e de frutas, além de fonte rica em vitaminas, também é excelente para a hidratação corporal.
Sorvete YPY
Em 2018, uma equipe de nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolveu um sorvete especial para pacientes em tratamento de quimioterapia. Além de combater os efeitos colaterais, ele também atende as necessidades nutricionais dos pacientes.
O sorvete Ypy é fonte de fibras e proteínas, e também contém em sua composição açúcar orgânico (a polidextrose, tipo de fibra solúvel que ajuda a regular a flora intestinal), whey protein e azeite de oliva sem sabor.
Aproveite o geladinho!
Já pensou em fazer sorvete caseiro? É bem simples! Veja algumas receitinhas da nutricionista Camila Farias, especialista em Oncologia.
Sorvete de manga com abacaxi
- 1/2 banana congelada em rodelas
- 1/2 xicara de manga congelada
- 1/2 xícara de abacaxi congelado
- Suco de 1/2 limão
- 1 e 1/2 copo de leite ou água
Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e servir a seguir.
Gelado de morango com banana
- 1 banana prata congelada
- 5 morangos congelados
- 2 colheres de sopa de iogurte natural
Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma a seguir. Os morangos podem ser substituídos por framboesas, amoras ou outra fruta de preferência.
Gelado de abacaxi com banana e gengibre
- 1 banana prata congelada
- 2 fatias de abacaxi
- 1 colher de chá de gengibre ralado.
- Corte as bananas em rodelas e o abacaxi em cubos, leve ao congelador por 2 horas.
Preparo: retire as frutas congeladas e leve ao processador com o gengibre ralado e 2 colheres de sopa de água. Bata até obter uma mistura homogênea.
Excelente matéria.Essas receitas de sorvete são boas para pacientes de quimioterapia??
Olá Mendes! Obrigado pelo carinho, e sim, essas receitas servem para pacientes em quimioterapia.
Excelente dicas. Dr Breno. Já estou fazendo o uso. Obrigado pela dica.
Oi José! Obrigada pelo carinho. Que bom que o sorvete está dando certo para amenizar os efeitos colaterais. Fico à disposição 🙂