Amado por muitos brasileiros, o eletrodoméstico gera muitas dúvidas. Veja o que dizem os estudos Nos últimos anos, as air…
Mieloma múltiplo kappa
Conheça esse subtipo da doença e quais seus sintomas
O mieloma múltiplo kappa é um subtipo do mieloma, um câncer hematológico que se origina nas células plasmáticas da medula óssea – responsáveis por produzir anticorpos que protegem o corpo.
Esse subtipo da doença se caracteriza pela produção anormal de cadeias leves kappa, uma parte dos anticorpos, que podem se acumular no organismo e causar diversos sintomas.
Entendendo o mieloma múltiplo
O mieloma múltiplo ocorre quando as células plasmáticas se tornam cancerígenas e passam a se multiplicar de forma descontrolada dentro da medula óssea. Essas células produzem grandes quantidades de proteínas anormais, chamadas proteínas monoclonais ou Proteína M, que podem afetar ossos, rins e o sistema imunológico.
Existem dois tipos principais de cadeias leves envolvidas na produção desses anticorpos: kappa e lambda. No caso do mieloma múltiplo kappa, a produção excessiva ocorre especificamente com as cadeias leves kappa. Cerca de 15% dos pacientes têm mieloma de cadeia leve
Sintomas do mieloma múltiplo kappa
Os sintomas são semelhantes aos de outros tipos de mieloma múltiplo e podem incluir:
- Dor óssea, especialmente nas costas, costelas e quadris
- Fraturas espontâneas
- Fadiga intensa e fraqueza
- Infecções frequentes
- Anemia
- Problemas renais, como insuficiência renal
- Aumento da proteína no sangue ou na urina
A presença das cadeias leves kappa livres no sangue ou na urina pode ser detectada por exames específicos e é uma das principais pistas para o diagnóstico.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do mieloma múltiplo kappa envolve uma combinação de exames laboratoriais e de imagem, entre eles: eletroforese de proteínas séricas e urinárias; dosagem de cadeias leves livres no sangue; biópsia da medula óssea; exames de imagem, como raio-x, ressonância magnética e tomografia.
Esses testes ajudam a identificar o tipo de cadeia leve envolvida, a extensão da doença e os danos ao organismo.
E como é feito o tratamento do mieloma múltiplo kappa?
O tratamento do mieloma múltiplo kappa segue os mesmos princípios do mieloma múltiplo em geral e pode incluir:
- Quimioterapia
- Terapias-alvo (como inibidores de proteassoma e imunomoduladores)
- Imunoterapia
- Transplante de medula óssea autólogo
- Tratamento de suporte, como controle da dor, reposição de cálcio e cuidado com a função renal
Nos últimos anos, as novas terapias têm melhorado a qualidade de vida e aumentado a sobrevida de pacientes com mieloma múltiplo, inclusive nos casos com produção excessiva de cadeias leves kappa.
PLASMOCITOMA E MIELOMA MÚLTIPLO SÃO A MESMA DOENÇA? CLIQUE E SAIBA MAIS
This Post Has 0 Comments