skip to Main Content

A mucosite está atrapalhando sua alimentação?

Separamos aqui alguns alimentos recomendados nesse momento e quais devem ser evitados

A mucosite é uma condição comum em pacientes que realizam tratamento oncológico, especialmente quimioterapia e radioterapia. Ela pode ser muito dolorida, por causar inflamação e úlceras na mucosa oral (boca e garganta) e gastrointestinal. A dieta adequada desempenha um papel importante no manejo dos sintomas e, claro, na manutenção da nutrição. Então, se a mucosite está atrapalhando sua alimentação, separamos aqui algumas dicas que vão ajudar!

ALIMENTOS RECOMENDADOS:

– Comidinhas macias e fáceis de mastigar: opte por alimentos que sejam cozidos, que não precise fazer muito esforço para mastigar e que facilite no momento de engolir, como purês, sopas (não muito quentes!), iogurtes e smoothies.

– Ricos em nutrientes: priorize alimentos como proteínas magras (ave, peixe), carboidratos (arroz, quinoa) e gorduras saudáveis (abacate, azeite de oliva).

– Suaves: frutas como bananas, maçãs cozidas e legumes cozidos também podem ajudar durante a alimentação na mucosite.

– Água: a hidratação constante é muito necessária sempre! E durante a mucosite não é diferente.

Gelados: os alimentos frios costumam ter boa aceitação na mucosite. Então, sorvetes de frutas, sucos e chás bem geladinhos podem ajudar.

ALIMENTOS QUE VOCÊ DEVE EVITAR:

– Ácidos e picantes: durante a mucosite, evite os alimentos cítricos, como laranja, limão, e temperos picantes que possam agravar a irritação.

– Crocantes ou duros: biscoitos, pães, sementes podem ser muito gostosos, mas nesse momento é melhor não consumir, justamente para não machucar ainda mais a mucosa.

– Muito quentes ou muito gelados: também é bom não ir ao extremo nas temperaturas dos alimentos! O objetivo é aliviar o desconforto.

– Ricos em açúcar ou processados: esses alimentos podem comprometer ainda mais o sistema imunológico e dificultar a cicatrização da mucosa.

Consulte sempre um nutricionista especializado em Oncologia e Onco-Hematologia, para garantir uma alimentação correta, balanceada e que ajude durante os sintomas do câncer.

Veja nesta matéria mais informações sobre a mucosite.

Está postagem tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top